Aqui está um check-list claro sobre a importância do servidor público se preocupar com a sua aposentadoria após a reforma da previdência:
Alterações pós Reforma (EC103): Entenda como as mudanças afetaram suas regras de aposentadoria e como os cálculos podem ser diferentes agora.
Separação de Vínculos: Avalie se possuir diferentes vínculos em regimes distintos pode impactar seus direitos e benefícios na aposentadoria.
Ganho Financeiro: Saiba que algumas regras ainda garantem integralidade, paridade ou média de suas remunerações, o que pode resultar em um ganho financeiro substancial.
Antecipação do Abono de Permanência: Considere a possibilidade de antecipar o abono de permanência para aumentar seus rendimentos enquanto continua trabalhando.
Tempos Especiais: Verifique se você se enquadra em tempos especiais que podem permitir uma aposentadoria mais cedo ou vantajosa.
Licenças Indenizáveis: Explore possíveis licenças que podem ser convertidas em tempo de contribuição, gerando benefícios extras.
Periodos Retroativos: Verifique se existem períodos retroativos que podem ser considerados no cálculo da sua aposentadoria.
Outros Direitos: Consulte outros possíveis direitos que variam de acordo com o seu caso e podem fazer a diferença na sua aposentadoria.
Lembre-se de que cada situação é única, por isso é importante buscar orientação especializada para avaliar seus direitos específicos, garantindo que você esteja fazendo o melhor planejamento possível para sua aposentadoria.
Atualmente com as mudanças da reforma da previdência pode acontecer falhas ou erros de cálculo do seu tempo de contribuição, por isso é importante saber verificar se os dados do seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estão devidamente atualizados e corretos quanto aos vínculos e salários informados.
Também pode ocorrer rasura ou falta de documentação, o INSS pode não ter reconhecido algum período trabalhado na condição especial, ou ter deixado de considerar algum documento PPP, ou algum documento de trabalho rural, ou ainda não considerar suas guias de recolhimentos, dentro outros motivos.
E se faltar algum requisito, como o tempo mínimo exigido para o benefício, o seu pedido será negado.
Quando teve seu pedido negado, tem que verificar a data que tomou conhecimento da decisão e ingressar com Recurso Administrativo para a Junta de Recurso (CRPS) no próprio site do INSS, dentro do prazo de 30 dias, apresentando as razões do seu inconformismo e juntar mais documentos se houver.
A outra opção é ingressar com ação judicial para comprovar o seu direito e garantir o pagamento desde a data de deu entrada no pedido, se fechou os requisitos.
Você poderá solicitar uma análise cuidadosa do seu caso, para ter mais agilidade e orientações a respeito da sua dúvida.
Após as orientações, para proteger o seu direito a Aposentadoria é possível ingressar com pedido de ação judicial para que o INSS seja condenado a desde a data que você comprovou o direito.
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